31 jan

Motivação e Liderança: uma via mão dupla

Compartilhe!

Motivação e liderança são duas características que andam lado a lado. Motivação está ligada diretamente ao comportamento humano: são os estímulos que levam aos nossos objetivos que a desencadeiam. Um verdadeiro líder irá sempre buscar isso em seus colaboradores.

Apesar de tratar-se de uma questão pessoal, a motivação pode ser alcançada através de ações coletivas que despertam em cada ser indivíduo a capacidade de satisfazer suas necessidades para obtenção de objetivos e resultados.

Uma pessoa motivada é capaz de superar e ultrapassar seus limites. Colaboradores precisam de estímulos para mostrar todas as suas potencialidades. Quanto maiores forem os estímulos, maiores serão suas realizações.

Uma empresa que deseja crescer deve sempre investir na promoção da motivação em seu ambiente de trabalho: nos dias de hoje, líderes ganham o espaço que antes era dos chamados “chefes”, capazes somente de ordenar e não de coordenar seus colaboradores.

 

E você? Sabe por onde começar para motivas sua equipe? Confira no próximo post, 3 dicas imperdíveis para uma liderança eficiente e motivadora!

 

OS PRINCIPAIS PASSOS PARA OBTER uma liderança eficiente e motivar equipes

Segundo Idalberto Chiavenato, “a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos”.
O forte envolvimento entre líderes e colaboradores, por meio de motivação, apresenta grandes resultados na obtenção de objetivos. Confira três dicas de motivação e liderança para alavancar os resultados de sua empresa:

  1. Desenvolva um clima interno

O microambiente ou o clima interno de uma empresa está ligado, diretamente, aos fatores que motivam seus colaboradores. Alguns dos principais fatores para obter e desencadear esta motivação podem ajudar a desenvolver e reconstruir o seu ambiente.

  1. Estimule as relações interpessoais

Motivações como: um trabalho desafiador, reconhecimento por um bom desempenho, crescimento interno, perspectivas para progressos futuros, realizações e ótimas relações interpessoais afetam, significativamente, as organizações.

  1. Busque aperfeiçoamento

Um bom líder é capaz de propagar com maestria todas as motivações necessárias, ajudando na formação de colaboradores, por meio de superações e estímulos para alcançar os objetivos.

Programa de Formação de Líderes motivadores

De acordo com a Harvard Business Review, o coaching é a prática mais popular e aceita para desenvolvimento de liderança.

O Positive Leader é um dos treinamentos da Formação de Líderes da SBCoaching. Ele une os conceitos da Psicologia Positiva às técnicas de coaching, com o objetivo de desenvolver líderes positivos, capazes de otimizar recursos para atingir a autoeficiência e desenvolver ao máximo as competências de seus colaboradores.

Quer saber como o Positive Leader pode ajudar você a conduzir a sua empresa a um novo patamar de resultados? Acesse aqui

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *