05 jan

Coaching e Empreendedorismo

Compartilhe!

 

A habilidade de lidar com as mudanças do mercado é essencial para manter um negócio de sucesso. Empreender, reconhecer oportunidades e transformá-las em resultados que potencializem sua atuação na empresa… tudo isso é necessário em qualquer ramo de atuação.

Uma pessoa precisa saber seus pontos fortes e fracos para identificar as situações onde pode aplicá-los e se permitir correr riscos dentro desse universo, lidando com os desafios de maneira prática. A base para esse comportamento vem de objetivos bem definidos.

Nem sempre esse conhecimento se desenvolve naturalmente. Mas você não entre em pânico! O coach ajuda pessoas a terem uma visão clara de si mesmas, despertando características fundamentais para determinar o sucesso de um negócio. Parte do trabalho de um coach é ajudar seu coachee a estabelecer metas compatíveis com os desejos e a desenvolver características proativas, como ousadia e comprometimento.

Naturalmente, esse trabalho também pode ser feito com aqueles que já possuem essas características. O  coach então revisa os objetivos pretendidos, para saber se eles são apenas demandas da sociedade ou reais aspirações pessoais. O profissional irá adequar o planejamento à personalidade do cliente e auxiliar na potencialização suas habilidades naturais.

Ficou interessado? Faça um processo de coach com Renata Arrepia e entre evidencie todo seu potencial!

 

Quer nocautear os seus problemas? Saiba por onde começar!

Você tem tantos problemas que saber por onde começar a resolvê-los é praticamente uma missão impossível? Você ficará aliviado com essa notícia: é totalmente possível livrar-se de 80% dos problemas solucionando 20% das causas!

O que explica isso é o princípio de Pareto. Essa lei aponta que 80% dos resultados são consequência de 20% dos esforços empregados. Ou seja, algumas ações geram resultados maiores e melhores do que muitas outras. Essa é a razão de 20% dos vendedores fecharem 80% das vendas ; 20% dos alunos tirarem 80% das melhores notas; 20% dos escritores escreverem 80% dos livros mais vendidos, e assim por diante!

Nascido da economia, este princípio é muito aplicado nas empresas, seja na melhoria de processos, da qualidade dos produtos, da produtividade das equipes ou para reduzir os demais problemas internos. O que poucas pessoas sabem é que, além de estar presente nas esferas organizacional e econômica, essa lei nos acompanha diariamente (um exemplo: você já reparou que em 80% do tempo vestimos 20% de nossas roupas?) e pode ser usada a nosso favor: na resolução de problemas!

Sejam leves ou pesados, os problemas são pedras no nosso caminho, não é mesmo? Contas para pagar, trabalhos atrasados, filhos gripados, geladeira vazia, ralo entupido, celular quebrado… O primeiro passo para nocauteá-los é definir as prioridades. Confira uma técnica, que parte do princípio de Pareto, utilizada para identificar os problemas “mais problemáticos”, aqueles que mais prejudicam a sua performance e que, de certa forma, atrasam a sua vida!

Liste os seus problemas. A lista é grande? Junte-os em grupos. Por exemplo, se você sempre chega atrasado ao trabalho, reúna os problemas que levam você a esse resultado, como: o despertador que nunca é ouvido, as camisas que nunca estão passadas na hora de vesti-las, as lancheiras dos filhos que sempre estão vazias. Lembre-se de que solucionando 20% das causas, solucionamos 80% dos problemas.

Pontue os grupos de acordo com o nível dos problemas. O que está prejudicando mais o seu emprego, por exemplo? Chegar constantemente atrasado? Não dominar um software ou um idioma? O relacionamento negativo com chefe ou equipe? Os problemas mais prejudiciais podem valer três pontos, e os menos prejudiciais, um e dois pontos, conforme o tamanho da lista.

Qual grupo recebeu a pontuação mais alta? Comece o seu processo de mudança por ele e, posteriormente, vá resolvendo os próximos itens da lista. Uma dica: não vale a pena dar atenção demasiada às opções com pontuação mais baixa, resolver esses problemas pode custar mais caro do que as soluções.

Ao aplicar esta técnica, você notará que as coisas fluirão mais livremente em sua vida. Porém, se definir prioridades está se tornando um imenso problema para você, e isso está prejudicando o seu desempenho profissional e pessoal, a solução pode ser o curso de coaching da SBCOACHING, que já transformou a vida de mais de 25 mil pessoas!

 

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *