13 dez

5 dicas para apresentações em público

Compartilhe!

Muita gente perde oportunidades de emprego ou negócios por causa de problemas em se apresentar em público. Fazer uma apresentação que inspire, engaje e convença a plateia é uma competência muito valorizada por recrutadores e gestores, mas são poucos os profissionais que a dominam. Pensando nisso, preparamos para você cinco dicas de técnicas para fazer uma apresentação incrível:

Prepare-se!

Estude e domine seu material: isso dará a você mais segurança e dinamismo na hora da apresentação. Se for usar conteúdo audiovisual, confira tudo, de preferência na sala onde eles serão apresentados. Assista vídeos, reveja os slides. Ler o conteúdo de forma robótica costuma ser profundamente entediante, então, sempre prefira roteiro com palavras-chave e pequenas notas para manter sua apresentação organizada e didática.

Mostre qualidade!

Comece mostrando ao público qual caminho sua apresentação tomará: isso irá ajudar a convencer sua plateia a permanecer atenta. Use ênfases, humor, pontos de atenção, histórias que exemplifiquem o tema abordado… tudo para evitar a monotonia. Não esqueça do apoio visual – slides, infográficos, fotografias e vídeos – para que sua apresentação flua clara e logicamente.

Fala com clareza!

Articule bem, projete sua voz com força e um volume agradável. Uso o ritmo a seu favor, demonstrando entusiasmo e animação quando for importante para fisgar a atenção do público. Cuidado para não ir rápido demais! Faça “pausas dramáticas” para gerar curiosidade e elevar atenção dos espectadores. Caso você tenha dificuldades para falar público devido a problemas de ansiedade, procure a ajuda do coaching: você superará esses obstáculos e nunca mais terá problemas de comunicação.

Olhe nos olhos!

Sempre faça contato visual com a plateia. Mantenha uma expressão simpática e agradável, sorrindo quando for apropriado. O segredo é concentrar-se em um rosto amigável durante quatro segundos e, depois, mudar de pessoa, fazendo contato visual por mais quatro.

Não entre em pânico!

Caso você tenha o temido momento de “branco”, existe uma técnica que pode ajudar: interaja com as pessoas. Faça perguntas cujas respostas vão além de “sim” e “não” e abra espaço para perguntas. Aproveite esse tempo para relaxar e reorganizar mentalmente seu conteúdo. Não fique envergonhado em pedir ajuda: se precisar pergunte à plateia “onde eu estava?”. Caso isso aconteça com muita regularidade, você estar tendo um problema de concentração: nesse caso, procurar um coaching também pode ser a solução!

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *